quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dia do Palhaço!!!



Respeitável Publico!!! Todos dia é dia de alguma coisa né? Sffempre tem uma comemoração normalmente irrelevante que ninguém lembra. Mas hoje é o dia do palhaço, e esse eu acho totalmente relevante e mais do que digno de se comemorar.

Afinal a comemoração é a essência do palhaço. Comemoração de qualquer coisa em qualquer lugar. Comemorar a vida, ou a morte, o que se tiver pra festejar. O palhaço tem a capacidade de ver a felicidade dentro da tristeza. Tem amor ao riso e por isso consegue enxergar o riso escondido atrás do choro. O palhaço sabe que não existe tristeza absoluta, ele arranca o sorriso tímido que se esconde no cantinho do lábio tristonho.

O palhaço é simples e desapegado. Ele expõe suas dificuldades para diminuir as dificuldades alheias. Quem é palhaço se anula, ele não procura reconhecimento, sua maior recompensa é o sorriso. O palhaço é ridículo, ele se ridiculariza, ele transforma a ridicularidade em beleza. Na verdade o palhaço transforma tudo em beleza. Prova maior disso são os palhaços que estão nos hospitais vendo as crianças que ninguém consegue ver atrás do corpo doente, levando a alegria para dentro dos ambientes mais tensos e tristes.

O palhaço quebra paradigmas, ele transforma e protesta, revoluciona, sem alterar a voz. O palhaço é mensageiro da vida, da mudança e da alegria. O palhaço é exemplo.

PARABÉNS A TODOS OS PALHAÇOS, De cara pintada ou não!!!
SEJA PALHAÇO NO SEU DIA A DIA!!!

3 comentários:

  1. Homenagem mais que merecida!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara! Legal essa homenagem. Me fez lembrar dos tempos em que eu saia atrás dos palhaços lá em Várzea da Roça. Saia por sair,por gostar, por apreciar as cantorias para anunciar o espetaculo, pois raramente meu pai permitia que a gente fosse (eram muitos filhos e ele não tinha como pagar o ingresso para todos). Ás vezes conseguiamos ter os braços marcados com uma tinta preta que só saia depois de muito sabão; essa tinta valia um ingresso. Era o máximo.

    ResponderExcluir
  3. Assim como Vilson, lembro-me, também, com saudade, raros momentos que tive oportunidade de assistir a um espetáculo circense. Me refiro ao circo porque sou da geração que "conheceu" o palhaço nesse cenário. Mas, palhaço, o artista, não precisa de palco ou de cenário, porque ele já é por si o espetáculo; basta-lhe o público. Portanto, como disse Natália, o Vítor acertou em cheio na homenagem a essa "figura" que encanta, que diverte, mesmo quando suas necessidades, de pessoa, sejam iguais às minhas e às tuas. Se cada ser humano tivesse um lado palhaço as relações sociais seriam completamente diferentes... o mundo seria diferente. Portanto, viva o palhaço!!!

    ResponderExcluir