quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sobre Educação

Sopa de letrinhas

É, fizeram uma sopa de letrinhas, colocaram alguns números também, definiram, previamente, todos os nutrientes que a sopa precisava ter para ser indispensável para alimentação. Ate chamaram algum chefe francês, de algum lugar da região de Sorbone para dar um tempero especial, mas nem tão habilidoso cozinheiro teve a capacidade de tirar o gosto artificial que a sopa tinha.

Mas mesmo sem sabor, mesmo assim, sem nenhum sabor, encheram uma colher de sopa de letrinhas e enfiaram na garganta do menino, ele ate que resistiu, usaram então um funil. A final, era indispensável para sua nutrição e crescimento. “Todos os métodos são validos para alimentar bem a criança afinal, e ele tá fazendo birra, não quer comer a sopa por pura rebeldia, ele nem sabe do que gosta mesmo”.

Não sabiam tão ilustres engenheiros de alimento que o menino tinha uma pequena horta no quintal de casa. Ele plantava ali de tudo um pouco e como sabia cozinhar esse menino, talvez com um pouco de ajuda ele pudesse na sua hortinha cultivar todo nutriente que necessitava realmente. Mas como sua barriga estava sempre cheia de sopa ele foi largando a sua plantação de lado, deixou de plantar, deixou de colher, esqueceu como cozinhar, e se acostumou com a sopa. Continuava não gostando, mas agora também servia a outros se esquecendo de como era indigesta.

4 comentários:

  1. De fato, os pais tinham por habito, e ainda têm, fazer qualquer coisa para que os pequenos se "alimentem bem". Do tradicional "aviaozinho", às músicas(comer, comer, comer, comer, comer, comer para poder crescer) passando pelos "motivos" de bichinos nos pratos, talheires e guardanapos, além das promessas de presentes e outras coizitas mais. Mentes ferteis, incansáveis essas dos pais. Porem, mais do que comida em excesso,(hoje temos obesos em todas as faixas etarias) os pequenos precisam de apoio, educação, carinho, atenção e, principalmente, do exemplo dos pais no que diz respeito à cidadania e ética. Mas voltemos à alimentação. Hoje passou em um canal de televisão, crianças japonesas fazendo a sua "lancheira". O que pudemos obsevar foi o quanto as crianças seguem os seus pais, precisam do exemplo como guia condutor de suas ações. Contudo, mesmo com comida saudavel, lá, também, os pais utilizam desses artificios: São bolinhos de arroz com cara de gato e outras "motivos" que "fazem com que as crianças se alimentem bem". Então, não condenemos os pais por essas atitudes, eles (os pais) são mesmo infantis em qualquer parte do planeta.
    Vilson.

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  2. Pai, acho q vc n entendeu o texto, ele n tem nada haver co alimentação... É uma metafora sobre educação. A educação é estruturada de uma maneira onde um curriculo fixo, uma verdadeira GRADE curricular que não leva em concideração o que a criança sabe ou quer, os professores só vêem o que não se sabe, o q não se tem e o que os "pestinhas" podem fazer para atrapalhar seu "magnifico" trabalho de literalmente empurrar o "conhecimento" nas gargantas de todas as crianças. Todas essas aspas pra poder usar essa expressões e ser mais claro.
    onetodemiguel

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  3. Educação bancaria, assim Paulo Freire definia esse tipo de educação na qual não se respeita o conhecimento do educando colocando o mesmo como um recipiente vazio a ser completado, com os conhecimentos que serão passados pelo seu educador.Freire também dizia que não existe docência sem discência pois quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender pois todo ser por menor grau de escolaridade que tenha, não define o grau de conhecimento que ele tem, por que não existe saber maior ou menor mais sim conhecimentos diferentes.
    Pois se colocassemos um agricultor que não tenha terminado o ensino fundamental e um economista com doutorado em sua area, por exemplo, e perguntassemos a varias pessoas qual dos dois tem mais conhecimentos, na sua grande maioria com certeza mim responderia que o economista, por ter cursado universidade, más estariam errados porque se eu fizesse perguntas para o agricultor sobre conhecimentos que se aprende na escola e na universidade com certeza ele teria dificuldade para mim responder ou até mesmo não saberia, más da mesma forma se perguntasse para o economista tecnicas relacionadas a terra como tecnica de plantio que só se aprende na prática do dia a dia do campo o mesmo não saberia mim responder.
    Então é notorio que uma criança ao entrar em uma sala de aula pela primeira vez, ela não saberar muita coisa relacionada ao curriculo escola como matematica, geografia, ciencias ou portugues, independente disso ela já tem conhecimentos adquiridos nos seus anos de vidas e nas vivencias, então todo docente tem que respeita o saber do educando tentando assim usar o conhecimento já existente nos seus alunos para trabalhar as diciplinas escolares. escola.


    Boa Tarde Vitor meu nome é Sergio trabalho na vama com seu pai, ele todo dia mim mostra suas postagens aqui no blog, e dessa vez mim chamou atenção essa que se refere a educação praticada em nosso País e resolve colocar um comentario espero que não tenha cometidos muitos erros ortograficos pois fiz aqui mesmo no trabalho, más espero que possa ter contribuido um pouco com a discursão.

    Luiz Sergio.

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  4. Oi Sergio, com certeza as ideias de Freire são parte desse meu pensamento sobre educação. Ao usar o que o educando já sabe para agregar novos conhecimentos à ele já é um grande passo para fazer uma educação mais democratica e respeitosa com o aluno. Mas exitem outros problemas como as padronizações de ensino e "gradificação" dos conteudos que são conciderados como importantes em detrimento de outros. alem de outros tantos problemas.

    Muito obrigado por sua contribuição.

    o neto de miguel

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